O que são sinais de prontidão?

Por junho 25, 2018 novembro 26th, 2018 Alimentação, Introdução Alimentar

O que são sinais de prontidão?

São sinais no seu bebê que indicam que ele está pronto para a introdução alimentar. Tem gente que acha que é “frescura” esperar ter por volta de 6 meses para começar a alimentação complementar. Mas essa recomendação leva em conta o desenvolvimento neurológico, imunológico e gastrointestinal dos bebês!
Se o bebê não estiver pronto, a chance de não aceitar adequadamente a alimentação e até mesmo de se engasgar é maior. Retorno ao trabalho e baixo ganho de peso não são motivos de recomendação para introdução precoce da alimentação complementar. O tempo de cada bebê deve ser respeitado.

Quer saber quais são os sinais de prontidão?

1- O bebê consegue ficar sentado sem apoio ou com mínimo apoio.

É importante que o bebê fique em posição ereta na hora de comer, para facilitar a deglutição e a digestão, além de evitar o risco de engasgo.
2- O bebê mostra interesse quando vê alguém comendo e leva tudo a boca.

Aqui é importante deixar um comentário de que o fato de o bebê demonstrar interesse não quer dizer que ele está querendo comer o que você está comendo e sim que está observando seus movimentos, a cor e o cheiro dos alimentos. Nada de dar doces, refrigerante e salgadinhos pro bebê porque ele está “com vontade”! Como sempre falamos por aqui: bom senso!
3- O reflexo de protrusão da língua diminui.

Reparem que bebês pequenos tendem a colocar a língua para fora quando algo encosta na boca. Isso é um reflexo normal que ajuda na amamentação, mas pode dificultar a ingestão de sólidos se ainda estiver presente.

Pode acontecer de seu bebê demonstrar esses sinais antes, por volta dos 5 meses e meio ou até um pouco depois dos 6 meses. Não existe uma regra fixa e sim uma recomendação de todos os órgãos oficiais de saúde que demonstram ser este período o mais adequado para a Introdução Alimentar.
Converse com o pediatra ou com uma nutricionista infantil para que tudo seja feito com muito bom senso e segurança.

Deixe um comentário