Vacina Meningo B

Por maio 8, 2019 Uncategorized

A Anvisa publicou em 01/04/2019 no diário oficia alterações no esquema posológico da Vacina Meningo B. Atualmente no Brasil, esta vacina é fornecida por um único fabricante e está disponível somente nas clínicas privadas.

A mudança mais significativa se deu devido redução de uma dose nos novos esquemas de crianças que iniciam a vacinação a partir dos 3 meses de idade. Neste caso, o bebe recebe a vacina com 3 e 5 meses, não sendo necessária a terceira dose aos 7 meses. Vale lembrar que desta forma, haverá uma dose de reforço que deve ser feita entre os 12 e 15 meses, com intervalo de 6 meses após a vacinação primária.

Para as crianças que iniciam o esquema com esta vacina entre 6 meses e 11 meses, que já seguiam o esquema de 2+1 não há qualquer alteração. Ou seja, toma duas doses com intervalo de 2 meses entre si e após o reforço de acordo com a última dose.

Para o grupo de crianças entre12 a 23 meses houve uma alteração também, onde o esquema vacinal era de duas doses, a nova bula passa a incluir um reforço, que deverá ser aplicado no período compreendido entre 12 e 23 meses após a aplicação da vacinação primária.

Esta atualização ocorre para cumprir exigências regulatórias de adequação de bula para que esta reflita a recomendação posológica em nível mundial.

Para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos até 50 anos de idade o esquema vacinal de duas doses segue inalterado, entretanto, o intervalo mínimo entre as doses passa a ser de 1 mês.

O fabricante da vacina ainda sugere que as crianças, que iniciaram o esquema vacinal entre 12 e 23 meses e que estejam atualmente na janela dos 12 aos 23 meses após finalização do esquema primário, completem o esquema vacinal e recebam a dose de reforço correspondente e que para as crianças que, anteriormente à essa atualização de bula realizaram 2 doses, pois encontravam-se no período entre 12 e 23 meses, e já ultrapassaram os dois anos de idade da janela recomendada para o reforço, até o momento atual não existem estudos para recomendar uma dose de reforço.

Desta forma, este último grupo faria somente o próximo reforço a partir dos 4-6 anos de idade como todas as outras crianças.

É um pouco confuso mesmo! Mas o importante é estar atualizado e conversar com o seu pediatra. Pegue a carteirinha de vacinação do seu filho e dê uma olhadinha e quantas doses ele recebeu desta vacina. Caso ele não tenha recebido ainda vale a pena fazer sempre já que este tipo de Meningite tem crescido no Brasil nos últimos anos. Escreva suas dúvidas nos comentários.

Grande beijo!
Dra. Rafaella Gato Calmon. CRM: 122.315/SP. RG 67278.

Deixe um comentário