Erupção dos primeiros dentinhos – o que fazer?

ERUPÇÃO DOS PRIMEIROS DENTINHOS – O QUE FAZER?

Agora que a rotina com o bebê está um pouco mais tranquila e conseguimos equilibrar mamadas, sono e rotina e você pensa que está tudo mais calmo inicia a fase da chegada dos primeiros dentinhos. A chamada “zona de dentição” ocorre entre 4 meses e 2 anos de idade. Todos os bebês são únicos e o mesmo acontece com os sintomas iniciais, que podem variar bastante de uma criança para a outra. Alguns não dão sinais de que um novo dente está prestes a sair, enquanto outros podem ter uma porção deles.

Sinais de que seu bebê está iniciando a dentição:

• Irritabilidade. Nesta fase o bebê fica mais agitado e irritado. Aquele bebê risonho agora fica chorando com mais facilidade e eles ficam mais grudados nos pais e cuidadores que o habitual.
• Babando muito! Haja babadores e troca de roupinha…
• Gengivas vermelhas e inchadas. Ao abrir a boca do bebê a gente já observa que está diferente.
• Diminuição do apetite. Com as gengivas mais sensíveis, comer pode ser desconfortável, especialmente para crianças que já iniciaram a introdução alimentar. Muita calma e paciência nesta fase.

Aposte em alimentos geladinhos e macios.

• Fase oral a mil!! Eles estarão o tempo todo com a mão ou algum objeto na boca para roer, mastigar e até morder tudo que esteja ao alcance – incluindo a mãe e o pai.
De maneira geral, leva cerca de três ou quatro dias a fase de maior incômodo quando tem um ou mais dentinhos nascendo e quando o dente rompe as gengivas, os sintomas começam a diminuir. Porém, sabemos que em breve isso vai acontecer novamente já que esperamos por 20 dentes “de leite”.
E quando eu devo ficar atento para sinais que são mais do que dentição?
Bebês ficam incomodados e chorosos, mas não inconsoláveis. Os sintomas de dentição também não devem durar semanas. Se isso está acontecendo leve seu bebê ao pediatra para uma avaliação clínica.

Sinais que devem ser avaliados pelo pediatra que não estão relacionados com a dentição:

• Febre acima de 38 graus.
• Diarréia (fezes líquidas, frequentes e em grande quantidade).
• Nariz escorrendo e tosse.
• Choro inconsolável.

Que remédio posso dar para o meu bebê?

O uso de medicação deve ser discutido com o pediatra que acompanha o bebê sempre. Seguem aqui algumas dicas para ajudar nesta fase:
• Congele uma fralda ou pano limpo e úmido e dê ao bebê para mastigar. Isso ajuda a diminuir o desconforto e os pais também podem massagear as gengivas com ele.
• Comida fria e macia. Frutas refrigeradas ou congeladas (para bebês que já comem alimentos sólidos).
• Mordedores e brinquedos de dentição. Vale lembrar que você deve evitar congelar os que contenham gel, pois eles podem se quebrar mais facilmente quando o bebê roer, por isso apenas coloque na geladeira para mantê-los frios.
• Tenha cuidado com remédios para a “dentição”. Medicamentos que contenham lidocaína ou benzocaína. Até o momento nenhum estudo comprovou o benefício a longo prazo desses produtos e os efeitos duram muito pouco. A possibilidade de altas concentrações no sangue destes medicamentos não é segura para o bebê, apesar de serem remédios tópicos, existe absorção sistêmica.
• Produtos à base de plantas. Também não existem estudos suficientes sobre a eficácia destas medicações. Ervas e produtos naturais são medicamentos. Não conhecemos os efeitos colaterais a longo prazo. Então cuidado ao utilizar. Sempre peça orientação ao pediatra.
• Analgésicos e anti-inflamatórios – somente com orientação médica. Cuidado com o uso excessivo e indiscriminado.

Conte para nós como foi ou está sendo a experiência com os primeiros dentinhos aí na sua casa e também as possíveis dúvidas nos comentários.

Beijos! Dra. Rafaella Gato Calmon. CRM: 122.315. Pediatra – Equipe Saúde4kids.

Deixe um comentário