Refluxo gastroesofágico

Por abril 5, 2018 novembro 6th, 2018 Aleitamento, Saúde

Refluxo gastroesofágico

O que é?

É quando o alimento (leite ou comida) volta do estômago. É um processo fisiológico e pode ocorrer várias vezes ao dia em episódios curtos e após a alimentação. Reduz cerca de 67% após os 4 meses e a grande maioria dos bebês desaparece até 12 meses.

Existe a presença frequente de regurgitação que é o retorno passivo do alimento até a boca.

Como saber se meu bebê tem?

Consulta de rotina (puericultura) do bebê é fundamental. Lá a criança deve ser avaliada pelo pediatra em consultório para fazer diagnóstico diferencial com outras patologias, já que a regurgitação é uma queixa comum no consultório de pediatria e é importante saber que estes episódios podem ser frequentes nos primeiros meses de vida.

E a doença do refluxo gastroesofágico?

Quando existem regurgitações e/ou vômitos muito frequentes acompanhados de irritabilidade, sinais de dor ao mamar/comer e qualquer dificuldade para alimentar, dor abdominal, baixo ganho de peso e até sintomas respiratórios como tosse e chiado no peito. Porém o bebê deve passar por avaliação médica para um diagnóstico preciso.

Como melhorar?

Manter o aleitamento materno exclusivo é fundamental e para estes bebês as mamadas mais frequentes podem ajudar a aliviar os sintomas. Caso a criança use fórmula, deve ser discutido uma formulação anti-refluxo, mas não há indicação de trocar o leite materno por esta. Deixar o bebê na posição vertical (mais elevado, não “sentado”) logo após as mamadas por cerca de 20 minutos.

Deixe um comentário