Quando introduzir ovo na alimentação?

Por maio 14, 2018 Alimentação, BLW

Quando introduzir ovo na alimentação?

O ovo é um alimento muito rico. Ótima fonte de proteína e vitaminas (A, complexo B, D e E), além de colina que é nutriente super importante para o desenvolvimento cerebral. Sempre fica a dúvida: quando introduzir na dieta do meu filho?

Segundo estudos recentes em todo o mundo na área de alimentação infantil, e também pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o ovo pode e deve ser introduzido a partir dos 6 meses de vida. Podem ser oferecidas a clara e a gema do ovo, sempre bem cozidas, pelo risco de contaminação por bactérias que estão presentes na casca. Atenção no prazo de validade e não lavar a casca com antecedência (retira uma película de proteção natural!) e sim na hora de consumir para diminuir a contaminação.

Deve ser oferecido em conjunto (com carne, peixe ou frango) ou como proteína principal da papinha, além dos demais elementos: cereais, legumes, etc.
Não há evidências de que a introdução de ovo após os 12 meses evite alergias; na verdade, sabe-se que o início tardio do contato da criança com alguns alimentos é que aumenta a chance de processos alérgicos.

Como não contém alto teor de ferro, deve ser consumido com moderação em uma dieta diversificada para que a criança consuma uma variedade maior de nutrientes.

Deixe um comentário