Principais erros ao transportar crianças no carro

Por outubro 11, 2018 outubro 18th, 2018 Cuidados, Segurança

Você sabe quais são os principais erros ao transportar crianças no carro?

O feriado chegou e muitas famílias estão indo viajar. Mas você realmente está protegendo seus filhos adequadamente? Veja os principais erros no transporte das crianças no carro:

1 – Instalação incorreta da cadeirinha

Leia o manual! Parece tão fácil a instalação que às vezes os pais nem se preocupam em saber se está tudo certo.
Assim que instalar tente movimentar a cadeirinha. Se ela se mexer para as laterais mais do que 2,5cm não está certo. É preciso ajustar.

2- Uso de cadeirinha inadequada

Há diversos produtos no mercado, para diferentes pesos e idades. Se seu filho é recém-nascido, por exemplo, não é qualquer cadeirinha que serve pra ele.
Verifique as especificações da cadeirinha e troque quando seu filho atingir a altura e peso determinados pelo fabricante.

3- Criança presa de maneira incorreta

Com a criança presa na cadeirinha, tente pinçar o cinto com seus dedos na região do ombro. Se vc conseguir fazer isso, então não está certo! Ajuste adequadamente o cinto.

4- Virar o bebê para frente antes do tempo

Aqui no Brasil a legislação permite que a cadeirinha seja virada para frente após 1 ano de idade, mas a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria é de que ela permaneça virada para trás até os 2 anos ou até o limite de peso da cadeira pois é mais seguro. A criança virada para trás tem 75% menos chance de morte ou lesões graves em caso de acidentes.

5- Comprar cadeirinhas usadas sem os devidos cuidados

Você sabia que cadeirinhas também tem data de validade? Normalmente a vida útil delas costuma ser de cerca de 6 anos (verifique no manual). Além disso, ao comprar cadeirinhas usadas, você nem sempre sabe se ela já sofreu quedas ou acidentes. Saiba bem a procedência do que está comprando.

6- Deixar objetos perigosos perto da criança

Brinquedos, tablets, travesseiros, faixa de segurar a cabeça… Tudo isso pode ser potencialmente perigoso em caso de acidente. Evite sempre que possível.

7- Colocar a criança na cadeirinha com casacos grandes e fofinhos

Alguns casacos podem sofrer compressão do cinto durante o acidente e a criança não estar realmente segura. Se o casaco é grande, tire antes de colocar a criança na cadeira e recoloque quando chegar em seu destino.

8- Não usar o booster (assento de elevação) em crianças com altura abaixo de 1,45m

Colocar crianças sem a altura adequada diretamente no cinto de segurança do carro faz com que as faixas estejam em locais inadequados para absorver o impacto, como o pescoço ao invés do ombro. Além disso, a criança acaba colocando a faixa superior abaixo da axila para não incomodar o que faz a faixa inferior se elevar e sair do quadril para se posicionar no abdome.

9- Achar que carregar a criança no colo é seguro

Você sabia que numa colisão com o veículo a 50km/h, uma criança de 10kg é lançada para frente com o equivalente a um peso de 500kg? Ou seja, mesmo que vc esteja de cinto, jamais vai conseguir segurá-la.

10- Achar que não precisa usar a cadeirinha para pequenas distâncias.

Jamais faça isso! Você sabia que cerca de 70% dos acidentes ocorrem próximos à residência dos acidentados? Não adianta nada ter cadeirinha se você não usa. Um descuido pode ser fatal!

Aprendeu como transportar crianças com segurança no carro?

Evite acidentes.

 

Deixe um comentário