Posso dar chocolate para o meu bebê?

Por março 26, 2018 novembro 14th, 2018 Alimentação, Uncategorized

Posso dar chocolate para o meu bebê?

Será que posso dar chocolate para o meu bebê? Só um pouquinho? Afinal, ele “pede” e todo mundo vai comer, né? A resposta é: depende da idade.
O chocolate só é recomendado a partir de 2 anos. Vamos entender o por quê?

A maioria do que a gente conhece como chocolate é uma adição de cacau, leite, gordura e açúcar. A gente sabe que leite de vaca e seus derivados só podem ser oferecidos após os 12 meses, além disso o açúcar (grande vilão) após os dois anos, então esta aí a razão principal para que o seu pequeno possa esperar um pouco para experimentar o seu primeiro chocolatinho. Devemos lembrar que o paladar o bebê é todo “educado” nos primeiros 1000 dias de vida (da gestação até os 2 anos de idade), então o contato precoce com doces, chocolates e guloseimas prejudica a aceitação de uma dieta mais saudável e “treina” este paladar para preferir sempre alimentos açucarados.

E ainda, se oferecido precocemente, causar quadros alérgicos como dermatites, coceiras, etc. O chocolate em si não é um grande vilão, pois é um alimento altamente energético e rico em flavonóides (antioxidantes). Então, qual a melhor forma de oferecer o chocolate? Seria a versão amarga ou a meio amarga com concentrações de cacau acima de 70% que contém bem menos açúcar e gordura (lembram do “treino” do paladar?), além de que nutricionalmente é melhor. Seu filho não vai achar horrível não, viu? Nós que já estamos com o nosso paladar viciado em sal, gordura e açúcar e não os nossos filhos… lembrem sempre disso!

Nas preparações com chocolate preferir sempre cacau em pó pelos mesmos motivos. E meu filho maior não pode comer o chocolate que a avó deu? Claro que pode! Gente, tudo com moderação pode, né? A quantidade de chocolate por dia que uma criança deve comer gira em torno de 50 gramas/dia.

Deixe um comentário