Mini Manual do umbigo do bebê

Por agosto 14, 2018 outubro 18th, 2018 Cuidados, Higiene, Saúde

Mini Manual do umbigo do bebê

O cordão umbilical é uma estrutura fundamental que liga o bebê com a placenta da mãe, de onde vão sair os nutrientes para seu desenvolvimento.

O umbigo surge após a queda do coto umbilical, que é o que sobra quando o cordão umbilical é cortado.

Como fazer a higiene?

Este coto vai secar, ficar escurecido e deve cair entre 7-21dias. Cuidar bem do umbigo, ou melhor do coto, é super importante para evitar infecção no local. Nos primeiros dias de vida, a higiene deve ser feita sempre que o bebê for trocar a fralda e sempre com Álcool 70% com o auxílio de gaze, algodão ou haste flexível (cotonete). Todo sangue que se forma ao redor deve ser limpo, inclusive as “casquinhas” que ficam especialmente acumuladas na base.

Papais, mamães e vovós não temam! Apesar realizar limpeza com Álcool, este procedimento não dói! Isso mesmo! O que faz o bebê chorar e parecer incomodado é o “geladinho” na aplicação.

Então, coragem! Limpem o umbigo direitinho!

* Lave bem as mãos antes de limpar (ou pelo menos use o álcool gel), puxando delicadamente para cima e limpe bem ao redor deixando secar naturalmente sem retirar o excesso!
Sem a limpeza adequada pode haver infecção no local, além de risco de tétano.
* Sinais de alerta: inchaço e vermelhidão ao redor do umbigo, secreção com cheiro forte no local associado com o bebê mais “molhinho”, mamando pouco e parecendo não estar muito bem, com ou sem febre procure o serviço de saúde (no recém nascido sempre requer avaliação imediata!).
* Se sujar com cocô ou xixi (sim, tudo pode acontecer!), lave com água e sabão e após faça a limpeza com o Álcool 70%. Pequenas manchas de sangue podem aparecer na fralda ou roupinha. Fique tranquila. Mas procure não deixar a fralda ou roupas apertando em cima do local.

E depois que cai, o que fazer?

Demora de 7-15 dias para cicatrizar totalmente, então os cuidados são os mesmos até secar totalmente.
Evoluindo tudo bem, porém com o local mais elevado (que piora quando o bebê chora ou faz força, como para evacuar), pode ser que seu filho tenha uma hérnia umbilical. É um achado muito comum.

Procure tirar suas dúvidas com o seu pediatra sempre! Nunca coloque nada para tentar colocar o umbigo para dentro (nem moeda e nem “cinta” com fralda!). Alguns casos tem indicação de cirurgia, mas a maioria se resolve até 1 ano de idade, mas isso deve ser decidido com o médico da criança.

* Pode também se formar uma lesão saliente, como uma “bolinha”, de aspecto úmido em cima do local após a queda do coto, o chamado granuloma. O granuloma umbilical é uma reação inflamatória do organismo e requer um tratamento específico com um medicamento tópico (no local) chamado Nitrato de Prata que deve ser prescrito e orientada aplicação pelo seu pediatra de confiança, além de se manter as medidas de higiene. Na maioria dos casos somente isso resolve, devendo ser avaliado periodicamente.

Deixe um comentário