Liquidificador e peneira não!

Por setembro 11, 2018 janeiro 16th, 2019 Alimentação, Introdução Alimentar

Liquidificador e peneira? Não!

Quem disse que pediatra não entende de alimentação infantil?

Uma parte muitooooo importante do preparo dos alimentos para o bebê é planejamento… isso passa não só pelo o que você vai oferecer para ele, como também como será feito. Duas coisas que deveriam ser abolidas dos itens de preparação da alimentação dos bebês: o liquidificador e a peneira!!! Gente, ela não serve para nada. Acreditem. Só atrapalha!

O que quero dizer com isso? Após o cozimento do que será oferecido, os alimentos não devem ser batidos e muito peneirados. Desta forma o alimento vira uma pasta sem a consistência adequada e perde as fibras e os pedaços tão importantes para a estimulação da mastigação, desenvolvimento sensorial e exploração dos novos alimentos.

Cada alimento deve ser apresentado separadamente, cozido cortado em palito (BLW) ou amassados no garfo, aumentando a consistência de acordo com o desenvolvimento do bebê, de maneira que com cerca de 1 ano ele esteja comendo a comida da “família”. Carne, peixe, frango e ovo podem e devem estar presentes desde o início. Carnes bem cozidas e desfiadas ou até em pedaços maiores para que o bebê “chupe” o suco da carne. Não é necessário ter dentinho para mastigar!

Importante: sempre com a supervisão de um adulto!

Respeitar as fases de transição, dentes, fome, viroses… também faz parte! Cada bebê tem seu tempo e quantidade de comida que sacia… até 12 meses o leite materno é o principal alimento do bebê. Haverá dias lindos onde seu bebê vai comer bem e outros que ele vai jogar a comida linda e cheirosa toda em você ou no chão! Siga firme!

Comida colorida, saudável, cheirosa e divertida vale sempre a pena!

Jogue fora essa peneira aí hoje mesmo!

Texto por @rafaellagatocalmon .

Deixe um comentário