Desfralde de cocô

Por julho 3, 2018 outubro 19th, 2018 Bem-Estar, Cuidados

Como fazer o Desfralde de cocô?

Seu filho já controla o xixi mas pede para colocar fraldas na hora de fazer cocô? Se esconde atrás da porta ou embaixo da mesa quando vai fazer cocô? Se você está pensando que é só aí na sua casa que acontece isso, acalme-se! É mais comum do que você pensa!
Algumas crianças tem mais dificuldade de desfraldar do cocô. Isso é normal e só vai passar a ser um problema se os pais ou escola forçarem a barra a ponto de a criança começar a reter o cocô e ficar constipada (isso também é muito comum!).

Mas então o que fazer?

Minha primeira dica é: dê tempo para a criança amadurecer! Você já deve ter lido milhões de dicas, de adesivos a livros, músicas e recompensas, mas algo que ninguém fala é que provavelmente a criança não está pronta ainda. Controlar xixi e usar calcinha/cueca não significa que já desfraldou totalmente.

O processo de desfralde é um grande passo do ponto de vista de desenvolvimento físico mas também emocional. Tenho visto muitas escolas e pais forçando o desfralde sem considerar a individualidade de cada criança. Portanto, não force a criança a nada, não trate o sentimento da criança como bobagem e procure não demonstrar sua frustração pois isso pode piorar a situação. Dito isso, vou deixar aqui aquelas famosas dicas que você estava esperando quando começou a ler o texto. Elas não são milagrosas e nem garantidas mas em alguns casos podem ajudar.

Veja essas dicas:

1- Verifique se a criança não está com medo do vaso sanitário. Algumas crianças fantasiam que podem cair lá dentro e serem levadas pela descarga. Assentos redutores e uso de penico podem ajudar nesses casos. Deixa para dar a descarga depois que a criança sair do banheiro se você acha que o medo é do barulho.

2- Sempre utilize apoio para os pés. A criança que não apoia os pés não consegue utilizar adequadamente os músculos abdominais para auxiliar na evacuação. Essa dificuldade pode ser o motivo de não querer usar o vaso sanitário.

3- Música do cocô: Essa foi dica de uma mãe que disse que funcionou na casa dela. Vale a tentativa ฀https://m.youtube.com/watch?v=yEMl8v-l-RE&feature=youtu.be

4- Livros: ͞Cocô no trono e ͞O que tem dentro da sua fralda,  ͞Cadê o meu penico?͟

Posso dar recompensas?

5- Recompensas: Essa é uma tática conhecida. Algumas mães oferecem adesivos e após uma certa quantidade um prêmio, outras oferecem algo de comer (doce, biscoito, etc). O perigo dessa tática é virar um motivo de chantagem de forma que sua criança se recuse a ir ao banheiro quando não tiver o prêmio.

6- Despedir-se do cocô: A criança que ainda não está totalmente pronta para o desfralde entende que o cocô é uma parte do seu corpo e essa separação pode causar tristeza. A ideia de ͞dar tchau͟ pro cocô é começar a mostrar para a criança que o cocô e ela não são a mesma coisa e que tudo bem ele ir embora.

7- Purpurina no cocô: Esse também foi dica de mãe. O vaso sanitário passou a ser atraente quando lá dentro estava o cocô da fada ou da princesa.

8- Observar mudanças na vida da criança que possam estar ajudando a reforçar esse comportamento na hora de evacuar, como chegada de irmãos, entrada na escola ou mudança de escola.

9- Verifique se a criança não está constipada e sente dor na hora de evacuar. Isso pode fazer com que se isole e tenha medo da hora do cocô. Se esse for o problema é necessário introduzir mais fibras na dieta e aumentar ingestão de líquidos. O pediatra pode auxiliar caso seja necessária alguma medicação.

Se você já tentou tudo isso e não deu certo, volte a dica número 1: dar tempo à criança! Não é porque o filho do vizinho desfraldou com 2 anos que o seu também vai ser assim. E isso não é sinal de atraso no desenvolvimento de forma alguma. Respeitar a sua criança é o melhor que você pode fazer!

Deixe um comentário