8 coisas que você precisa saber antes de sair de carro com o bebê

Por outubro 5, 2016 dezembro 13th, 2018 Cuidados, Segurança

1) O trânsito é responsável pelo maior número de mortes por acidentes em crianças no país.

Em 2013, 1791 crianças com menos de 14 anos morreram vítimas do trânsito, sendo 535 como passageiras de veículo. Além das mortes, no mesmo ano foram hospitalizadas 14150 crianças.
Segundo estudo americano, 1 em cada 4 pais já levaram seus filhos no carro sem a devida segurança, usando desculpas como “Fui a um lugar perto” ou “Estava com pressa”. Você faz parte dessa estatística?

2) Criança no colo não está segura!

Você acha que colocar o cinto em você e segurar a criança já garante a segurança da criança? Saiba que está enganado! Em um acidente a 50km/h, com a freada brusca uma criança de 10kg passa a ter o equivalente a 500kg ao ser lançada para frente. Ou seja, você jamais será capaz de segura-la. Utilize SEMPRE a cadeirinha adequada para este fim. Cerca de 60% dos acidentes ocorrem próximos à residência do acidentado, portanto pressa e distância percorrida não são desculpa para não levar seu filho em segurança.

 

3) Quais são os tipos de cadeirinha?

Existem diversos tipos de cadeiras para transportar crianças em veículos. Elas variam em relação ao peso e idade recomendados. Veja as principais diferenças.

Bebê Conforto: Indicado desde o nascimento até cerca de 1 ano de idade ou limite de peso do fabricante.Deve ser utilizado virado para trás, de costas para o painel do veículo, preferencialmente no meio do banco de trás (proteção maior em caso de colisão lateral). Utilizar até o limite máximo de peso ou altura permitidos pelo fabricante.

Bebê no bebê conforto no carro
Cadeirinha: Há diversas opções no mercado de acordo com o peso da criança, geralmente com peso máximo variando de 18 a 36kg. Há algumas opções chamadas “reversíveis”, que podem ser usadas de costas para o painel ou de frente quando a criança for maior. Há modelos com inclinação do encosto e redutor de assento e que permitem que bebês possam utilizar desde recém-nascidos.

cadeira de segurança carro
Assento de elevação (também conhecido como “booster”):Assento que eleva a altura da criança de forma que ela utilize o cinto do próprio carro. Deve ser sempre usado com cinto de 3 pontos para promover maior segurança ao tronco e à cabeça (não usar com cinto abdominal).

assento booster carro criança

E na hora de instalar? Quais as diferenças?

Existem dois tipos de instalação da cadeirinha. Com o cinto de 3 pontos ou através de conexão Isofix ou Latch (padrões de fixação em que a cadeirinha vai presa em uma peça da carroceria do carro específica para isso e não no cinto de segurança). Esses últimos são considerados mais seguros pois apresentam menor deslocamento da cadeira em testes de colisão, principalmente em casos de colisão lateral, no entanto, ainda não são comercializados no Brasil e precisam ser importados.

Siga sempre a recomendação do fabricante da cadeira. Leia também o manual do carro pois em alguns há orientações sobre a instalação.

3) Cadeirinha virada para trás: até quando?

Aqui no Brasil a legislação permite que a cadeirinha seja virada para frente após 1 ano de idade, no entanto a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria é de que ela permaneça virada para trás até os 2 anos ou até o limite de peso da cadeira pois é mais seguro. A criança virada para trás tem 75% menos chance de morte ou lesões graves em caso de acidentes.

4) Quando pode passar da cadeira para o assento de elevação (booster)?

A criança pode passar a utilizar o booster quando um dester itens ocorrer:
👉 quando atingir 18kg
👉 quando a altura do ombro exceder o último nível do cinto da cadeirinha
👉 quando o topo da orelha exceder o limite superior da cadeira

5) Quando pode utilizar o cinto de segurança do carro, sem assentos, igual os adultos?

Quando a criança atingir a altura de 1,45m.

 

6) Como saber se instalei direito a cadeirinha?

👉 Mova o assento para as laterais e para a frente. Ele não deve se mexer mais do que 2,5cm.
👉 Siga sempre as instruções do manual e se necessário peça ajuda na hora de instalar.

 

7) Principais erros na hora de prender a criança na cadeirinha

criança no bebê conforto no carro segurança

Como não fazer:
🚫Na primeira foto o cinto está muito largo.
🚫Na segunda foto além do cinto largo observa-se que o clipe peitoral está na altura na barriga do bebê

Qual é o jeito certo?
O cinto deve estar justo no corpo do bebê.
A regra é: conseguiu pinçar o cinto com os dedos na altura do ombro da criança como na terceira foto? Então está ERRADO!
o clipe peitoral deve estar na altura das axilas do bebê

👉Algumas cadeirinhas não tem o clipe trava peitoral. Nesse caso mais importante ainda que o cinto esteja bem ajustado!
Esse clipe pode ser adquirido separadamente em algumas lojas online de importados e colocado no cinto de segurança da sua cadeirinha caso ela não possua. Geralmente as mamães percebem a importância disso quando o filho cresce e aprende a tirar o braço de dentro do cinto com o carro em movimento.

👉Cuidado com roupas grossas ou acolchoadas pois se o cinto for ajustado com elas, em caso de acidente elas podem sofrer compressão e a criança não estar adequadamente presa.

Obs: As almofadinhas foram afastadas na foto apenas para mostrar o cinto. Elas devem ficar posicionadas na região peitoral, acima do clipe, em direção aos ombros.

8) Outros cuidados

👉Cadeirinhas envolvidas em acidentes devem ser substituídas ainda que pareçam em bom estado.
👉Nunca deixe seu filho sozinho no carro sem supervisão
👉Cuidado ao deixar brinquedos com a criança enquanto dirige. Preste atenção se apresenta peças duras ou com risco de sufocamento caso haja algum acidente.
👉 Seja você o exemplo! Sempre use cinto de segurança!

Para mais informações sobre segurança acesse aqui o site da ONG Criança Segura.

Deixe um comentário