Como evitar acidentes de bicicleta?

Por abril 5, 2018 novembro 6th, 2018 Segurança

Como evitar acidentes de bicicleta?

Segundo o Ministério da Saúde, em 2013, 113 crianças de até 14 anos morreram e, em 2014, 2.287 foram hospitalizadas vítimas de acidentes com bicicletas.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Campinas, acidentes com bicicletas são os que mais causam fraturas em rostos de crianças (30% dos casos reportados), e o Brasil está acima da média mundial em acidentes graves que causam este tipo de trauma. Os meninos de 6 a 18 anos representam 79% dos casos de trauma de face entre crianças e adolescentes.

Quando a criança está na garupa, são frequentes lesões nos pés provocadas pelo aro da roda da bicicleta, principalmente quando a criança está descalça.

Ganhar a primeira bicicleta, tirar as rodinhas e pedalar sozinho são inesquecíveis para a criança; mais que isso, significa liberdade e independência.
Para aproveitar todo o prazer da bicicleta, patins ou skate é preciso ter segurança.

Quais são os cuidados são essenciais?

• A vigilância constante de um adulto é fundamental e atividades devem acontecer em locais seguros, como parques, ciclovias e praças, fora do fluxo de carros e longe de piscinas e sacadas.

• As crianças devem sempre usar equipamentos de segurança (capacete, joelheira e cotoveleira) e os equipamentos devem ter o selo do Inmetro.

• No momento da compra de um equipamento de segurança, deixe a criança escolher o modelo e a cor que mais lhe agradam, isso fará com que seu uso seja mais prazeroso.

• Ao andar de bicicleta, skate ou patins, um dos maiores perigos é a lesão na cabeça, que pode levar à morte ou deixar sequelas permanentes. A maneira mais efetiva de reduzir lesões na cabeça é usar o capacete. Esta única medida de segurança pode reduzir este risco, incluindo a possibilidade de traumatismo craniano, em até 85%.

• Verifique se o capacete tem o tamanho adequado e está devidamente ajustado à cabeça da criança. O ideal é que fique centrado na parte de cima da cabeça, sem balançar para frente, para trás ou lados. Ajuste as correias para que ele fique firme, mas não apertado. Converse com outros responsáveis para que eles convençam suas crianças a usarem o capacete também; dessa forma, todas ficarão mais confortáveis ao usarem esse equipamento de segurança.

• Para andar de bicicleta, as crianças devem sempre usar sapatos fechados e evitar cadarços folgados ou soltos.

• Evite andar de bicicleta, skate ou patins no escuro. Ao andar de bicicleta ao entardecer, as crianças devem usar materiais refletores na roupa, na bicicleta e equipamentos de segurança.

• Equipe a bicicleta com refletores, espelhos e buzina.

• Verifique se os pés da criança alcançam o chão enquanto ela está sentada no assento da bicicleta.

Atenção!

Ensine a criança a andar à direita dos veículos, no sentido do trânsito; a usar sinais de mão apropriados; respeitar os sinais de trânsito e parar em todos os sinais vermelhos; parar e olhar para os dois lados antes de entrar em uma rua; olhar para trás e esperar o fluxo de carros que vem antes de virar para a esquerda num cruzamento;

• Realize sempre a manutenção da bicicleta: os pneus devem estar firmes e devidamente cheios, os refletores devem estar seguros e bem presos, os freios funcionando perfeitamente e as marchas movendo-se com facilidade.

• O responsável deve ser exemplo para que a criança possa brincar com sua bicicleta em locais seguros. Portanto, os adultos de bicicleta devem seguir as regras de trânsito.

Sempre que ocorrer um acidente de bicicleta envolvendo criança ou adulto, é recomendado chamar o SAMU para realizar o resgate. Mesmo que a pessoa volte para casa andando e não aparente ter algo grave, deve-se levá-la ao pronto atendimento mais próximo. Pois a pessoa pode apresentar nível de consciência normal inicialmente.

Porém, pode haver uma lesão no crânio ou cérebro e ela só manifestar sintoma depois de algum tempo.

Fonte: Criança Segura

Deixe um comentário