Colar de âmbar funciona mesmo?

Por setembro 27, 2018 outubro 18th, 2018 Bem-Estar

Colar de âmbar funciona mesmo?

Muito utilizado na Europa há anos, o colar de âmbar virou modinha entre as mães brasileiras após a modelo Gisele Bundchen aparecer em foto com sua filha usando o adereço.

O que é o colar de âmbar?

âmbar é uma resina fossilizada que dizem ajudar a melhorar o incômodo do nascimento dos dentes em bebês.

Argumentos de quem vende o produto: o âmbar báltico possui ácido succínico, um “analgésico natural” que pode ser absorvido pela pele e aliviar a dor de dente no bebê.

Mas o que diz a ciência?

Não existem estudos sérios comprovando o efeito analgésico do ácido succinico. Além disso, a possibilidade de esse composto sair da pedra com o calor do corpo do bebê também é pouco provável! A temperatura necessária para isso acontecer é bem maior do que a temperatura do bebê. E mesmo supondo que saia da pedra, não há certeza de que seja absorvido pela pele e passe para a corrente sanguínea.

A Associação Brasileira de Odontopediatria e a ONG Criança Segura não recomendam o uso devido aos riscos para a criança.

Problemas com o uso:

– risco de estrangulamento pelo colar
– risco de sufocamento (embora em colares bem feitos as contas sejam feitas para não soltarem todas juntas se romper, ainda assim é algo que seu filho pode colocar na boca)

Ou seja, a única certeza sobre o colar de âmbar é: os riscos são certos e os benefícios duvidosos!

Mesmo assim você resolveu usar porque muitas mães falaram que funciona?

Então tome cuidado para não comprar imitações de plástico ou outros materiais! (Só o âmbar da região dos bálticos contém o ácido succínico).

Utilize um que tenha contas separadas por nós (para diminuir o risco de engasgo) e coloque somente durante o dia. Algumas mães falam que colocam o colar na perna durante o sono, mas lembre que mesmo assim você ainda está deixando no berço e ao alcance um objeto que pode ser colocado na boca.

Tenha muito cuidado!

Deixe um comentário