Banho de chuveiro no bebê   

Por setembro 19, 2018 outubro 18th, 2018 Cuidados, Higiene, Uncategorized

Banho de chuveiro no bebê

A partir de quando?

O banho de chuveiro pode ser dado desde o momento que o bebê chega da maternidade. Para aqueles bebês que nascem em meses frios é uma ótima forma de oferecer conforto na hora do banho.

Temperatura da água?

Como não é possível colocar um termômetro, confie no seu bom senso. A água não pode estar muito quente e nem muito fria. O ideal é em torno de 37 graus, mas em dias frios pode ser um pouco mais. Alguns chuveiros a gás tem termostato. Não esqueça de fechar portas e janelas para manter o ambiente aquecido. Se tiver que levar o bebê após o banho para outro ambiente, deixe um aquecedor ligado caso o dia esteja frio para não haver mudança brusca de temperatura entre o banheiro e o outro cômodo.

Quem dá o banho no bebê?

Pode ser o papai ou a mamãe. No entanto, quando é a mamãe pode acontecer de o bebê querer pegar o peito no meio do banho. Muitas famílias deixam esse momento do banho para o pai, pois pode ser um momento só deles para fortalecer o vínculo. Perceba o que funciona melhor na sua casa.

Precisa proteger o ouvido?

Não se preocupe em tampar o ouvido do bebê. Ele estava mergulhado em uma bolsa de água dentro da barriga até pouco tempo atrás não é mesmo? O risco de otite em bebês por água do banho é muito baixo. Apenas não jogue água diretamente na direção do ouvido. Deixe escorrer suavemente.

Algumas dicas para aumentar a segurança no banho de chuveiro no bebê:

– Coloque um tapete antiderrapante para você não escorregar.
– Já deixe separados e à mão sabonete e shampoo do bebê.
– Caso não se sinta seguro de segurar o bebê e com medo de escorregar, coloque um banco dentro do box. Assim pode segurar a criança com mais firmeza e perto do chão.
– Se achar necessário, no começo, use uma camiseta. Isso também aumenta o contato do bebê e evita escorregadas. Quando sentir mais firmeza tente não usar a camiseta pois o contato pele a pele é mais confortável para o bebê (alguns se sentem tão seguros que até dormem durante o banho)
– Ensaboe por partes. Nunca passe sabão em todo o corpo do bebê de uma vez pois isso deixa a pele mais escorregadia. Passe o sabão nas pernas e lave, depois na barriguinha e lave, e assim por diante.
– Verifique se a pressão da água não está muito forte a ponto de incomodar a criança. Bebês menores podem ficar irritados com água caindo no rosto então tente evitar caso perceba incômodo.
– Outra pessoa deve estar a postos do lado de fora para pegar o bebê com uma toalha na hora que o banho termina.

Deixe um comentário