As posições na amamentação

Por abril 24, 2018 novembro 6th, 2018 Aleitamento

As posições na amamentação

Como fazer deste momento, algo prazeroso e que evite piora do cansaço da mamãe?

Dar de mamar em posições erradas pode causar dor nas costas, cansaço e até dificuldade na pega do bebê com o passar do tempo.

💗 Procure um lugar calmo e agradável, onde você tenha um bom apoio para a as costas, os braços e as pernas. Se precisar, coloque um banquinho para apoiar as pernas, principalmente quando o bebê é pequeno, para sentir mais apoio e segurança.

💓 Não existe posição ideal, a melhor posição é aquele que é confortável para a mãe e para o bebê.

💓 Cabeça do bebê sempre alinhada com o corpo independente da posição.

As posições mais comuns são:

💓 A tradicional com o bebê de frente para a mãe como o contato “barriga com barriga”.

💓 A posição invertida onde a mãe posiciona o bebê com as pernas para trás (logo abaixo de sua axila) com o corpo apoiado no antebraço da mãe com a ou sem ajuda de um apoio podendo usar a mão como ajuda para posicionar a cabeça do bebê (ótima posição para amamentar gêmeos – é possível sim amamentar gêmeos e fazer isso ao mesmo tempo!).

💓A posição sentada ou “cavalinho” o bebê fica sentado na perna da mãe, “barriga com barriga”, de frente para o seio com o apoio da mão da sob as costas da criança (posição excelente para bebês com refluxo).

💓 Dicas sobre a pega: evite fazer aquela famosa posição em “V” dos dedos no mamilo: o bebê não mama bico e sim aréola! 😉 Isso atrapalha onde o bebê vai abocanhar.

💓 Sobre abocanhar, o bebê tem um reflexo natural de abrir a boca ao ter o estímulo do bico do seio da mãe ao tocar no seu lábio. Então na hora que ele abre a boca ao ser estimulado é aí que ele pega o seio. Observe se ele está com os lábios virados para fora “boquinha de peixe” pegando quase toda a aréola. Mantendo a regra de alinhar bem a cabeça com o corpo sempre.

💓 Dor é sinal de pega errada. Se o ato de amamentar dói, procure orientação.

💓 Não puxe o bebê do seio. Ele pode estar mamando com muita vontade e machucar cansando as terríveis fissuras. Coloque o dedo mindinho no canto da boca do bebê e o ajude a soltar o seio delicadamente.

💓 E o mais importante: Calma, vai dar tudo certo!! Apoio é fundamental!!

Deixe um comentário